7 de set. de 2012

Damn It!!!! #2 - Sobre os golpes - Parte 1


Olá, tudo beleza? Estamos aqui com a segunda edição do 'Damn It!!!!' que hoje tem um conteúdo bem interessante e demasiado curioso. Sigam-me os bons!

Obviamente eu não estarei falando sobre todos os golpes, mas sim sobre aqueles mais conhecidos, clássicos, impactantes e preferidos por mim. 
Como devem ter lido no título, essa é a primeira parte da segunda edição do 'Damn It'. Tentarei apresentar os golpes e as informações sobre o mesmo da forma mais simples e direta possível. Qualquer dúvida que ainda restar, já sabem onde fica a área para se comentar. Vamos lá:


1 - Tiger Suplex




O Tiger Suplex, golpe popularizado por Tiger Mask I (Satoru Sayama), é na verdade uma variação de um golpe inventado por Alfonso Dantés, também conhecido como El Tanque. Alfonso Dantés é muito conhecido no México e já foi várias vezes campeão na CMLL (Consejo Mundial de Lucha Libre), na época conhecida como EMLL (Empresa Mexicana de Lucha Libre). Ele inventou um golpe chamado Toque Tapatio, que foi modificado por Satoru Sayama e em decorrência de sua gimmick de Tiger Mask, o Toque Tapatio passou a se chamar Tiger Suplex, e como o lutador tornou-se mundialmente conhecido, o golpe popularizou-se da mesma forma.
Na minha opinião, esse golpe é muito bonito de se ver quando bem aplicado. Gosto de assistir a lutas de caras como Tiger Mask I, Tiger Mask IV e Mitsuharu Misawa, sabendo que em algum momento presenciarei um Tiger Suplex. Mais belo ainda quando ele é aplicado do tornbuckle, no apron ou até no chão.

Abaixo, confira alguns vídeos do golpe:





É claro, várias variações vieram depois do Tiger Suplex, mas vou me conter apenas a esse golpe.

2- DDT


Acreditem ou não, o DDT foi inventado acidentalmente por Jake "The Snake" Roberts na década de 1980. Acidentalmente, como assim? Bem, dizem que Jake Roberts estava prestes a realizar um Suplex, quando se desequilibrou e caiu para traz, dando origem ao golpe. Há muitos rumores a cerca da abreviação 'DDT', a mais aceita é de que esse nome foi dado fazendo referência a um famoso pesticida, o Dicloro-Difenil-Tricloroetano. Esse pesticida é aplicado no solo e pode causar danos cerebrais graves a quem o inala, por isso foi-se assimilado ao golpe.
Assim como o primeiro golpe dessa lista, o DDT possui inúmeras variações das quais quero citar apenas duas para complementar as informações sobre o golpe.
- Tornado DDT, popularizado pelo lutador mexicano Místico, conhecido hoje pelo ring-name de Sin Cara.
- Shiranui ou Asai DDT, variação popularizada inicialmente por Ultimo Dragon e também usado por Naomichi Marufuji como signature move.
O DDT é outro golpe muito bonito de se ver quando bem aplicado. Assim como todos os outros golpes, uma boa execução do DDT não requer somente um agressor, e sim um lutador que o saiba receber muito bem. Por incrível que pareça, eu adoro ver o PAC recenbendo um DDT, ele simplesmente deixa o golpe muito mais impactante e perfeito quando recebido.

Abaixo alguns vídeos do golpe:






3 - Lariat



Finalmente chegamos a um golpe que eu tenho entre os meus favoritos dentre todos os outros dentro do pro-wrestling. O Lariat é um golpe muito parecido e também confundido com o Clothesline. Enquanto um é usado com o braço encurvado, o outro exige que o braço esteja totalmente reto. Foi popularizado por Stan Hansen com o nome de Western Lariat. Um fato curioso é de que Stan Hansen quebrou o pescoço de Bruno Sammartino logo após aplicar-lhe um Lariat.
O Lariat não é um golpe tão popular nos Estados Unidos assim como é no Japão, onde vários lutadores inovaram o golpe e o tornaram muito poderoso, desde a época em que o próprio Stan Hansen lutava por lá, até hoje.
Uma variação que vale a pena citar é o Burning Lariat, popularizado por Kenta Kobashi, onde o agressor aplica o Lariat sem estar correndo em seu oponente.
Eu já falei que esse golpe é um dos meus preferidos dentre todos os outros golpes do pro-wrestling, quissá ele está entre os três primeiros, juntamente com Rolling Elbows e qualquer golpe no qual o agressor, de alguma forma chuta o oponente. O Stan Hansen conseguiu deixar um golpe que parecia ser simples em algo devastador, assim como Kenta Kobashi e a cambada toda que realiza o Lariat de forma prudente. Citar nomes aqui demoraria horas, até porque são vários os lutadores que me agradam com seus Lariats, mas os principais são Shingo Takagi, Takeshi Morishima, Go Shiozaki, Daisuke Sekimoto e os já referidos acima, Kenta Kobashi e Stan Hansen.

Abaixo alguns vídeos do golpe:





Voltarei com a segunda parte dentro de alguns dias, fique ligado e não se esqueça de comentar e expressar a sua opinião sobre os golpes acima. Caso queira sugerir algum golpe, sinta-se livre em requisitá-lo. Até a próxima.

2 comentários:

  1. podia falar sobre esse move que chamam de vertebreaker e seus usuários: Homicide, Drake Younger, Ego Fantastico (que por variar faz 1 move muito loko) e a criadora Megumi Kudo, também podia falar sobre esses moves high flyers impossíveis como 630 senton ou double moonsault.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara, gostei. Minha sugestão seria um golpe que gosto muito que é o Super Kick um golpe que fiquei muito viciado por causa dos Young Bucks.

    ResponderExcluir