26 de nov. de 2012

Damn It! #3 - O Hard-Hitting do Puroresu


Leia sobre o estilo marcante do pro-wrestling japonês:



Quem já teve o prazer de acompanhar alguma luta ou acompanha frequentemente shows de empresas japonesas, conhece o estilo que marca o pro-wrestling japonês: o hard hitting, que caracteriza-se pelo wrestling mais truncado, com mais contato corporal; também pode ser chamado de Strong Style.

Desde cedo as empresas japonesas mesclavam em seus shows lutas tanto de pro-wrestling quanto de MMA, o que ajudou para que o estilo se consolidasse ainda mais. Um exemplo seria os shows primordiais da New Japan Pro-Wrestling, fundada pelo wrestler e lutador de MMA, Antonio Inoki, que inclusive fundou outra empresa recentemente (mais precisamente em 2007), que apresenta o mesmo padrão dos shows da NJPW quando esta estava apenas começando, porém não teve o mesmo sucesso.


Outras empresas, como a extinta BattlARTS, utilizavam regras muito próximas às do MMA durante suas lutas, sendo que as lutas não poderiam ser encerradas através do tradicional Pinfall, e sim por nocaute, submissão, desistência, TKO, desqualificação ou contagem.

O estilo marcante do Puroresu deve-se aos próprios lutadores, que em sua maioria, não são somente 'wrestlers', mas também conhecedores de outras artes marciais, sendo que vários deles já lutaram em eventos de MMA, Kickboxing, Boxing etc.. Alguns exemplos clássicos são os lutadores: Minoru Suzuki e Masakatsu Funaki, fundadores da Pancrase, que hoje lutam pela New Japan Pro-Wrestling e All Japan Pro-Wresting, respectivamente e, Genichiro Tenryu e Akebono, ex-lutadores de Sumô.
Eu poderia passar horas citando lutadores e suas artes-marcias, mas como vocês já devem ter entendido, paro por aqui.


Uma das lutas mais marcantes que eu já assisti e que tem muito hard-hitting aconteceu em 2011 entre KENTA e Yoshihiro Takayama (esse último vocês devem conhecer, caso não acompanhem Puroresu, da luta contra o Don Frye, na extinta Pride, que foi fantástica, diga-se de passagem). A luta não foi muito longa, porém intensa do início ao fim, assitam:


E como eu havia citado a BattlARTS, deixo aqui o final de uma luta da empresa, envolvendo Yuki Ishikawa, Super Tiger II, Yujiro Yamamoto e um outro moço que não me recordo o nome. Aproveite:



Também não há como só ficar falando do hard-hitting do Puroresu sem citar algums regras cruciais que diferem as empresas japonesas das demais. Está certo que cada empresa tem a sua particularidade, mas sempre com regras similares para que não haja muita confusão.


Bem, uma das regras mais básicas é a de que não é permitido socar seu oponente, embora isso aconteça de vez em quando, assim como você viu na luta do KENTA contra o Yoshihiro Takayama e verá abaixo:


E outra mais comum é de que o tempo limite para que o lutador fique fora do ringue é uma contagem até 20 feita pelo referee.

Antes de eu me desperdir, gostaria de deixar uma ocorrida em outubro deste ano na New Japan Pro-Wrestling, que teve bastante do falado hard-hitting:

- Kazushi Sakuraba e Katsuyori Shibata enfrentam Wataro Inoue e Togi Makabe


====================

Para aqueles que viram a edição passada, onde foi falado sobre alguns golpes, a segunda parte virá em algumas semanas. Não se preocupe.

Espero que tenham gostado desta edição. Para qualquer dúvida, sugestão ou crítica, deixe abaixo seu comentário que responderei assim que possível.


5 comentários:

  1. Ótimo quadro, e bem esclarecedor.
    Como não acompanho Puro a muito tempo, não sabia desa regra do soco, agora entendo porque tantos backhands e elbows.
    A contagem até 20 eu descobri num show da DGUSA, que o annuncer disse que as regras são as mesmas da DG.
    Enquanto os videos adicionei na lista 'assistir depois'...
    A foto do Danielson com o KENTA dz tudo!

    Faz + ou - um mês que comecei a ver puro e já to viciado...
    A úncia coisa ruim de ver puro é que eu não cosnigod ecorar o nome deles... é como se todos fossem iguais!

    ótimo quadro, continua!

    ResponderExcluir
  2. No começo eu também tinha essa dificuldade. O que eu fazia: na época eu baixava os shows e ia assistir na televisão por meio de um pendrive. Eu anotava os cards e de acordo com a sequência das lutas e o anúncio feito pelos anunciadores e comentaristas, eu ia me localizando. Fora que eu sempre pesquisava sobre determinado lutador que eu havia acabado de conhecer. Depois de um tempo ficou bem mais fácil. Você se acostumará.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica, vou fazer isso.

    ResponderExcluir
  4. "The Instant Collapse" Nathan T#D28 de novembro de 2012 às 18:27

    Cara otimo artigo, eu comecei a acompanhar puro a pouco tempo e estou cheio de coisas pra dizer mas não conheço muita gente que assite ou mesmo acompanha puro. Falando mais sobre o artigo, acho que o hard hitting na NOAH é bem mais forte do que na NJPW, os wrestlers da NOAH tambem são bem mais hard hitters do que os da NJPW.
    Vc que conhece bem puro, pode me dizer qual empresa esta melhor nesse momento??

    ResponderExcluir
  5. Olha, atualmente, a melhor empresa seria mesmo a New Japan Pro-Wrestling. Por mais que a NOAH também esteja apresentando um bom nível de PW, ela não anda bem das pernas, tretas com a máfia e perda de público são problemas que ela vem enfrentando no momento.
    A Dragon Gate está em um bom momento, há algum tempo conseguiu um espaço maior e melhor na GAORA TV e seus shows têm sido muito bons, mas não compara-se com o que a NJPW tem apresentado ultimamente.
    A AJPW é outra que não está tão bem, porém, está ganhando mais espaço aos poucos.
    Na questão do hard-hitting, sim, a NOAH apresenta isso bem mais destacadamente do que as demais. Lutadores como KENTA, Takashi Sugiura, Yoshihiro Takayama e Go Shiozaki são os que mais representam esse estilo marcante. A NJPW também, com as recentes re-aquisições dos lutadores Kazushi Sakuraba e Katsuyori Shibata, sem esquecer de Tomohiro Ishii e Minoru Suzuki, muito marcantes também.
    Qualquer dúvida, estamos aí. Obrigado!

    ResponderExcluir