20 de mar. de 2013

Damn It! #6 - Mitsuharu Misawa


Conheça um pouco mais sobre um dos maiores wrestlers de todos os tempos.

Mitsuharu Misawa, nascido em 1962 e falecido em 2009, foi um wrestler japonês que fez história ao realizar diversas lutas épicas ao longo de sua carreira, ter fundado uma empresa em 2000 e morrido pelas consequência de um golpe que recebera em uma luta.

Uma coisa é certa, a vida profissional de Misawa foi extremamente bem sucedida e muito se sabe sobre ela. Mas em relação à sua vida pessoal, pouco se sabe até hoje. Muito tendo sido descoberto somente após sua morte.


Foi treinado principalmente por Shohei Baba (Giant Baba), The Destroyer e Dory Funk Jr.. Já muito cedo, apenas 3 anos após ter debutado profissionalmente (isso em 1981), Misawa adotou outra gimmick, passando a ser a segunda encarnação da personagem Tiger Mask, através da compra dos direitos de uso da gimmick pela AJPW.

Em 1986 ele transitou de Jr. Heavyweight para Heavyweight e foi aí que tudo começou a mudar para ele. Por mais que ele já tivesse conquistado a atenção do mundo por ter recebido uma 5-Stars Match do Meltzer em 1985, e isso muito precocemente, pois ele ainda era muito jovem em sua careira, a partir de 1988 ele começou a ter title shots. Lesionou-se por um curto período em 1989, voltando a lutar só em 1990, quando logo enfrentou Bret Hart em um supershow ocorrido no Tokyo Dome promovido por WWF/NJPW/AJPW.

Tudo ficou ainda mais interessante quando ELE MESMO, com a ajuda de seu parceiro e futuro rival Toshiaki Kawada, desmascarou-se. O que foi bem chocante, afinal, quem é que se desmascara?? A decisão veio de Baba, que decidiu elevar Misawa à nova estrela da empresa. 


Tudo concretizou-se quando ele venceu o maior nome da All Japan na época, e isso no primeiro Main Event de Misawa. A reviravolta que a vitória sobre Jumbo Tsuruta proporcionou foi gigantesca, e os olhos agora estavam todos encima do cara de verde. Ah, também foi 5-Stars Match segundo Meltzer.


Falando em verde, sabem o por que de Misawa gostar tanto dessa cor, tendo usado-a em sua attire mais conhecida durante praticamente toda a sua carreira e incorporado em um dos ringues mais famosos do mundo?
Pois bem, tudo isso foi em homenagem a um lutador alemão, do qual Misawa era um grande fã. Seu nome era Horst Hoffman e sua attire era da cor verde. Veja abaixo uma luta envolvendo o lutador em questão.


Mas, antes de voltar para a nossa linha cronológica, deixe-me contar uma curiosidade entre Misawa e Tsuruta, ocorrida antes mesmo de Misawa debutar. Pois bem, dizem que Misawa gostaria de ter ingressado no Dojo da AJPW muito antes de 1981, mas Tsuruta sugeriu que Misawa terminasse primeiro seus estudos, uma vez que Tsuruta havia abandonado os livros para adentrar ao mundo da luta livre e ele depois percebeu, mesmo tendo se tornado um lutador de sucesso, que aquilo não lhe fizera bem.

Em 1992, Tsuruta, o grande nome, de fato, da AJPW, sofreu alguns problemas de saúde que o tiraram de cena por um bom tempo. E foi aí que a estrela de Misawa começou a brilhar mais intensamente. Mas é claro, ele não estava no páreo sozinho - até porque nenhuma empresa sobrevive apenas de 1 grande estrela -, junto com ele estavam Akira Taue, Toshiaki Kawada e Kenta Kobashi. Acho que vocês já ouviram falar nesses nomes, não? Pois é, juntos, os quatro formaram a feud que o japoneses chamavam de Shitenno. Feud essa que perdurou ao longo da década em questão. Muitas vezes as duplas parceiras mudavam, as lutas singulares também aconteciam de forma diferente etc.. 

Abaixo, uma luta envolvendo os quatro lutadores ditos acima, luta essa que é considerada por muitos (inclusive por mim) como uma das melhores lutas da década de 1990, assim como de todos os tempos.


Após muitas lutas épicas com avaliações preciosas de Dave Meltzer, chega o ano de 1999. Shohei Baba, fundador e presidente da AJPW morre e tudo começa a desandar. Por mais que Misawa tivesse assumido a presidência da empresa, o clima por lá não era dos melhores. Tsuruta aposentara-se, Matoko, viúva de Baba tem várias reclamações, e o roster em si estava todo insatisfeito. Misawa rescindiu ao cargo e deu início a uma nova era.

Em 2000, uma nova empresa surge no cenário, a Pro-Wrestling NOAH, fundada por Misawa e composta por praticamente todo o roster da AJPW na época, menos Masanobu Fuchi e Toshiaki Kawada. A popularidade de Misawa e companhia foi um fator que encabeçou o sucesso da NOAH logo no começo. E, de fato, a empresa viveu seu auge até 2010, pois em 2009 Misawa viria a falecer e muito mudou após esse acontecido.

Vídeo chocante após Misawa ter recebido o golpe que culminou em sua morte:


Numa luta contra Akitoshi Saito e Bison Smith, Go Shiozaki e Mitsuharu Misawa formaram uma tag. No decorrer da luta, Misawa recebeu um Belly to Back Suplex de Saito que lesionou sua coluna cervical, paralisando-o instantaneamente. Quando o referee da luta perguntou a Misawa se este poderia se mexer, Misawa simplesmente disse em japonês: "ugokenai (não posso me mexer)". Logo após dizer isso, ficou inconsciente. Foi levado ao hospital e uma parada cardíaca colocou um fim na vida de uma das maiores estrelas que a luta livre conheceu.

Anualmente, todo dia 18 de junho, a NOAH realiza um show em sua homenagem.

Para se ter uma ideia do quão reservado Misawa era em sua vida particular, alguns lutadores que já trabalhavam com ele por décadas mal sabiam que ele tinha uma filha.

Entre outras coisas, Misawa fundou em 2006 a Global Pro-Wrestling Alliance, que perdura até hoje. É uma organização que promove a união de diversas empresas tanto do Japão quanto ao redor do mundo, incluindo também lutadores freelancers.

É claro que eu não poderia terminar o Damn It! sem dar a minha opinião sobre o lutador. O Mitsuharu Misawa é meu lutador favorito de todos os tempos. A cada luta que vejo, a cada vez que ouço sua theme, sinto algo tão único que é impossível descrever. A emoção ao ver ele lutando, seja lá qual seja a luta, é sempre indescritível em todos os casos. Embora eu o tenha descoberto e me interessado nele somente no final de 2010, tem muita coisa que ainda não vi e me surpreendo cada vez mais. Misawa foi a causa de eu chorar  pela primeira e, até agora, única vez com o pro-wreslting, isso no show do dia 18 de junho de 2012, após a homenagem prestada. O que eu não daria pra vê-lo ao vivo, lutando! Mas infelizmente é assim que as coisas funcionam e nada podemos fazer.
===

É isso, cambada. Espero que tenham apreciado a leitura e se ainda não conheciam ou não se interessavam, que passem a acompanhar mais sobre esse lutador fantástico que foi o Mitsuharu Misawa. Até a próxima.

5 comentários:

  1. Me arrepiei todo ao ler esse essa edição do Damn it!

    Sério to tremendo... Parabéns e com certeza vou assistir mais do Misawa nos próximos dias.

    ResponderExcluir

  2. Fantástico... essa palavra define o Misawa. Sem dúvida alguma, um dos melhores de todos os tempos.

    Bela edição do Damn It.

    ResponderExcluir
  3. Melhor quadro de wrestling/puroresu/lucha libre de qualquer outro site no momento, senti saudades e poste mais vezes se possivel xD

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, gente. Tentarei fazer o Damn It! mais frequentemente, mas não posso dar certeza nem prometer nada.

    De fato, o Misawa foi incrível. TODAS as vezes que apenas ouço a theme dele, fico arrepiado. O que ele significa para mim e para o mundo como wrestler é algo fenomenal. Foi a edição que mais gostei de fazer, embora tenha me entristecido um pouco também.

    Mais uma vez, agradeço os comentários.

    ResponderExcluir
  5. li um pouco da parte do alemão la e do tsuruta, num sabia dessas coisas naum muito interessante, vou ler tudo ainda parabens ae leo
    -Sagara

    ResponderExcluir