11 de mai. de 2013

Damn It! #8 - Kenta Kobashi


Um dos maiores wrestlers de todos os tempos aposentou-se hoje [11/5], e em sua honra gostaria de dedicar essa edição do Damn It!. Confira:

Assim como na edição em que falei sobre o Mitsuharu Misawa, esta também será muito especial. Kenta Kobashi é um dos lutadores pelos quais tenho enorme apreço. Não que eu seja uma fã assíduo dele, mas deve-se admitir que o Kobashi é um daqueles lutadores que você gostando ou não dele, não há como não respeita-lo. Tudo o que ele realizou durante sua carreira e as barreiras que superou pra estar de volta aos ringues em algumas ocasiões é o que fazem dele o monstro que é.


Kenta Kobashi debutou na All Japan Pro-Wrestling sob os cuidados de Giant Baba, Masanobu Fuchi e Dory Funk Jr. no ano de 1988.

Antes mesmo de estrear, Kobashi já tinha uma meta traçada por Giant Baba: perder suas 63 primeiras lutas, todas single matches. E o plano de Baba de fato deu certo. Mesmo perdendo, Kobashi brilhou. Identidade, carisma, garra, determinação, tudo isso foi conseguido por ele mesmo tendo perdido tudo até então, e mesmo assim, foi suficiente para que naquele ano ele ganhasse o prêmio de Rookie of the Year pela Tokyo Sports.


O tempo foi passando e o trabalho do garoto foi sendo reconhecido. Com o tempo ele já estava entre os grandes da empresa e sua ascensão foi muito rápida. Já em 1990 ele conquistou seu primeiro cinturão. O AJPW All Asia Tag Titles foi conquistado por ele e pelo então Tiger Mask II, mais conhecido como Mitsuharu Misawa, que após ter se desmascarado, alguns meses depois, foi resolvido que os cinturões deveriam ser deixados vagos, uma vez que a empresa decidiu dar mais ênfase à carreira individual de Misawa.

Pelos próximos anos ele continuou no empenho de conquistar os All Asia Tag Titles. Duas vezes com Johnny Ace (John Laurinaitis) e outra com Tsuyoshi Kikuchi. E foi com Kikuchi que Kobashi conseguiu sua primeira Match of the Year pela Wrestling Observer Newsletter (1992), luta essa que também foi considerada 5-Stars Match, já sendo a quarta do lutador. 


As três 5-Stars Matches anteriores ele conseguiu enquanto membro do grupo que também continha Mitsuharu Misawa e Toshiaki Kawada. Detalhe: essas três lutas foram todas iguais no que se refere aos lutadores. As três foram: Kobashi, Misawa e Kawada contra Giant Baba, Jumbo Tsuruta e Masanobu Fuchi.

Se for para citar cada luta épica que ele fez ao longo dos anos, eu passaria horas escrevendo. Para não cansar a mim e a você que está lendo também, vou me ater a algumas lutas apenas.

Nem preciso dizer que seus maiores rivais na AJPW foram Mitsuharu Misawa e Toshiaki Kawada, assim como também foram seus parceiros em várias ocasiões. Choveram lutas excelentes realizadas por eles na década de 1990. Um destaque especial eu dou à luta pelo AJPW Triple Crown Championship contra o então campeão Toshiaki Kawada. Essa luta acabou empatada após 60 minutos de intenso combate. A Wrestling Observer Newletter classificou-a como a melhor luta com tempo limite de 60 minutos terminada em empate.

Toshiaki Kawada, Kenta Kobashi e Masanobu Fuchi.
Em 1996 ele conquistou pela primeira vez o AJPW Triple Crown Championship, que encontrava-se na posse de Akira Taue. Por mais que tivesse sido uma ótima luta (como de costume), não recebeu tantos elogios quanto as demais lutas pelos três cinturões que viriam futuramente. Como por exemplo:


Já em 2000 todos aqueles problemas com a AJPW, já citados aqui, Mitsuharu Misawa fundou a Pro-Wrestling NOAH e foi lá que Kenta Kobashi continuou a sua jornada.

Embora a boa e velha história com Misawa ainda se repetia, na NOAH o seu principal adversário foi Jun Akiyama. Em 2004, no Tokyo Dome, os dois realizaram uma luta excepcional que foi avaliada como 5-Stars Match e também Match of the Year pela Wrestling Observer Newsletter.

Em 2005, através das parcerias que a NOAH fez com empresas ao redor do mundo, Kobashi foi lutar fora do Japão. Passou por diversos lugares, mas uma luta que também foi muito bem vista por Meltzer aconteceu na Ring of Honor contra Samoa Joe.



Ele continuou realizando grandes lutas pela NOAH, mas em setembro de 2006 foi descoberto que o lutador estava com câncer. O público japonês ficou muito desolado ao saber disso, pois muitos pensaram que esse seria o fim de Kobashi. Para nossa sorte, isso não procedeu e ele voltou. Deu um lariat no câncer e em setembro de 2007, no Budokan Hall, juntamente com Yoshihiro Takayama, enfrentou Misawa e Akiyama. Embora tivesse sido derrotado, a plateia ovacionou-o de uma forma indescritível. Foi, sem dúvida, um dos maiores retornos do pro-wrestling.

Continuou ativamente por mais um bom tempo, quando a partir de 2009 as lesões foram ficando mais intensas. Mesmo voltando após longos períodos de tempo em recuperação, Kobashi não mantinha mais o mesmo ritmo. As lutas eram em sua maioria Tag matches, sinal de que seu corpo já não aguentava mais como antigamente.

Kenta Kobashi, então, decidiu que era hora de parar e foi isso o que ele fez. Na mesma arena que o consagrou diversas vezes, Kobashi realizou a sua última luta. Ele se juntou com Keiji Mutoh, Jun Akiyama e Kensuke Sasaki para enfrentar KENTA, Go Shiozaki, Yoshinobu Kanemaru e Maybach Taniguchi. O resultado pouco importa, mas essa foi a última vez que Kobashi subiu em algum ringue para desferir seus lendários chops.


===

Espero que tenham gostado de mais essa edição. É claro, tem muito mais coisa ser dita sobre ele, mas esse não é o objetivo desse quadro. Caso ainda não conhecesse o Kobashi, eu espero ter te instigado a ir pesquisar um pouco mais sobre ele. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário