10 de jul. de 2013

Damn It! #10 - Tragédias


A décima edição do Damn It! está meio trágica. Leia sobre algumas fatalidades que assolaram o pro-wrestling.

Ao longo dos anos, muitos problemas aconteceram envolvendo lutadores ao redor do mundo. Sejam por problemas com drogas, suicídios, acidentes etc., muitos wrestlers talentosos perderam suas vidas. Abaixo estão os casos mais famosos:

Problemas com drogas/vícios:

No desejo pelo corpo perfeito, muitos wrestlers cederam às drogas e aos anabolizantes. Talentosos ou não, muitos desses caras sofreram as consequências da pior forma possível. Além da busca por uma aparência satisfatória, outro fator crucial para o início do uso de medicamentos, lícitos ou não, foi o fato desses lutadores terem uma vida extremamente movimentada e com poucas folgas. Muitos ficavam na estradas por praticamente 300 dias durante o ano todo e como os demais atletas de outros esportes, wrestlers não encaram a chamada "off-season". Sem contar as lesões e acidentes que eram e são frequentes.

Para tentar amenizar o stress de uma vida sempre muito corrida, lutadores viam nas drogas e nas bebidas um refúgio, uma forma de se acalmarem. Para continuarem na ativa, mesmo com desconfortos, lutadores usavam e abusavam de medicamentos como analgésicos e calmantes em geral, gerando uma certa dependência do corpo do atleta, que mesmo após o final da carreira ou quando estavam de férias, continuavam com o uso dessas substâncias.

Além dessas drogas mais "suaves", era comum o uso e a dependência em drogas mais pesadas, como por exemplo a cocaína e a heroína.

O caso mais recente de morte devido ao uso de substâncias ilícitas aconteceu em março deste ano com o filho de Ric Flair, Reid Flair.

Para não deixar o quadro muito longo, pois esse nunca foi o objetivo, apenas citarei alguns nomes que sofreram com esse tipo de problema. Cabe a você ficar curioso e ir pesquisar mais a fundo sobre cada caso.

Eddie Guerrero, Gino Hernandez, Test, Umaga, Davey Boy Smith, Rick Rude, Curt Hennig, Bam Bam Bigelow, Lance Cade, Crush, Eddie Gilbert, Buzz Sawyer, Crash Holly, Bobby Duncum Jr., entre outros.


Acidentes/Assassinatos/Suicídios:

É claro, não se deve comparar uma fatalidade que ocorreu por causa de um acidente ou homicídio com prolemas psíquicos ou uso de qualquer tipo de substância nociva, mas mesmo assim, continua sendo uma tragédia. Os nomes que virão serão de lutadores que terminaram sua carreira em razão desses acidentes.

Nesta parte do quadro vou focar em acontecimentos fora dos ringues, sem nenhum tipo de relação direta com botches ou consequências de alguma luta.

Não há muito o que explicar ou falar sobre acidentes e assassinatos ocorridos com alguns lutadores, até porque, cada caso é um caso, e explorar isso individualmente seria um trabalho muito árduo e longo. Mas da mesma forma que fiz no tópico acima, apenas citarei alguns nomes e deverá partir de você o interesse em pesquisar e saber um pouco mais sobre cada acontecimento.

Rikidozan, Magnum T.A., Bruiser Brody, Dino Bravo, Kerry Von Erich, Chris Von Erich, Mike Von Erich, Shoichi Arai (não era um wrestler, mas o dono da FMW, cometeu suicídio para que sua família recebesse o seguro e pudesse pagar as dívidas contraídas com a máfia), Chris Benoit, Larry Sweeney, Matt Osborne (sem certeza), Brain Damage, entre outros.


Problemas de saúde diversos:

Dentre estes problemas, os mais comuns envolvem o coração. Por mais que isso pareça ter algo diretamente relacionado, eu, Leonardo, não posso afirmar com certeza se o que ocorreu com determinados lutadores foi em decorrência dos esforços da vida profissional ou de algum outro meio, como medicamentos. Até porquê, se algum desses problemas estivesse ligado a alguma droga de qualquer espécie, já teria sido citada.

Alguns outros problemas que surgiram a longo prazo após atos feitos sobre os ringues estarão no próximo tópico.

Steve Williams, Terry Gordy, Gary Albright (morreu durante uma luta, mas esta não teve relação direta com a causa), Bison Smith, Peter Maivia, Giant Baba, Jumbo Tsuruta, Big Dick Dudley, Yokozuna, Hector Garza, entre outros, são os nomes mais populares, digamos assim.


Problemas com relação direta com os ringues:

Aqui talvez estejam os caso mais conhecidos do público em geral, pelo menos aqueles que ocorreram com lutadores mais conhecidos. Eles não necessariamente morreram, ou melhor, nem todos, mas tudo foi em decorrência de algum problema ou botch decorrido durante alguma luta.

Masakazu Fukuda, Mitsuharu Misawa, Droz, Hayabusa, JC Bailey, Owen Hart, Plum Mariko, Takumi Soya, são os casos que eu me recordo no momento.

=====

É claro, houveram diversos outros acontecimentos com diversos outros motivos que afetaram de alguma forma a carreira de determinados lutadores, mas acho que dá pra parar por aqui. 

Por não ser o objetivo do Damn It!, eu busquei apenas informa-lo sobre alguns desses acontecimentos, falando de uma forma geral sobre eles, sem aprofundamento. Quem sabe da próxima vez eu venha com uma edição um pouco mais... feliz. Até lá!


1 comentários: