24 de abr. de 2013

Honor, Heart & Skill #1 - Bull Nakano



Conheça um pouco sobre um dos nomes mais famosos e influentes do wrestling mundial, Bull Nakano, no novo quadro do blog!



Primeiramente, gostaria de apresentar o quadro. Assim como Leonardo faz com o Damn It!, pretendo escrever alguns textos informativos, mas contando curiosidades e um pouco da história do joshi puroresu. Histórias de algumas lutadoras, federações, rivalidades e lutas lendárias serão alguns dos temas que serão abordados, procurando sempre variar entre assuntos atuais e clássicos. Espero que gostem! 

Nessa primeira edição, vou falar sobre um dos maiores nomes não só em joshi ou puroresu, mas em todo o mundo do wrestling: Bull Nakano.


Keiko Nakano começou sua carreira bem cedo - iniciou seu treinamento com 14 anos, e aos 15 já fazia seu debut na All Japan Women's Pro-Wrestling. Com 16, já tinha conquistado seu primeiro cinturão, o AJW Junior Championship.

Ainda sem incorporar seu agora eternizado personagem, já era considerada uma lutadora prodígio pela federação, que vendo seu potencial, lhe deu a oportunidade de ser a parceira de duplas de sua mentora, Dump Matsumoto. Na época, Dump era a vilã que se opunha às Crush Gals, a tag team de Chigusa Nagayo e Lioness Asuka, que tinha um sucesso no Japão que chegava a superar o sucesso da Hulkamania nos Estados Unidos.

Dump Matsumoto ao centro com sua legião, em 1986. Bull à sua esquerda, de cabelo azul e raspado na lateral, com 16 anos.

Nessa posição de destaque, Keiko foi aos poucos se transformando em Bull Nakano, absorvendo os trajeitos monstruosos de Dump e sua intensidade powerhouse. Com a aposentadoria de sua partner em 1988, começou a se consolidar como uma wrestler solo, e em 1990 venceu o WWWA World Heavyweight  Championship, cinturão principal da AJW, o qual defendeu por quase três anos até ser derrotada por Aja Kong.

Seu reinado como world champion não só a alavancou como estrela principal da federação que era então a mais popular no Japão, mas também como celebridade nacional. Com sua facepaint característica, cabelo azul ou dourado longo arrepiado e seu estilo brutal de luta, Bull manteve a popularidade do joshi puroresu por muito tempo ao mesmo nível das Crush Gals, sendo tudo que a sociedade conservadora japonesa dos anos 80 não queria que as mulheres fossem.

Parte do seu sucesso, inclusive, pode ser atribuído a isso. Bull não foi só uma atleta excepcional, mas também quebrou padrões sobre o comportamento feminino, se tornando a heroína de mulheres que se sentiam, de uma forma ou de outra, oprimidas por valores pré-estabelecidos no país.


Bull Nakano vs. Manami Toyota (que estava em seu primeiro ano como wrestler)

Após perder seu campeonato mundial em 1992, Nakano começou a aparecer mais esporadicamente na AJW para expandir seu nome internacionalmente. Contratada pela WWF, teve uma rivalidade com Alundra Blayze e chegou a vencer o WWF Women's Championship em um evento da AJW no Tokyo Dome. Suas primeiras palavras como campeã? "O cinturão é pequeno perto de mim, e eu odeio ter que usar algo rosa. Vou pintá-lo de azul o mais rápido que puder". 

Mesmo com as limitações da federação, com uma oponente de um nível extremamente inferior ao das lutadoras japonesas e lutando em um estilo com que não tinha experiência, fez a luta feminina mais bem avaliada por Dave Meltzer na WWF/E, no SummerSlam de 1994. 

Como champion, Bull chegou a defender o seu cinturão também no Japão contra Kyoko Inoue, mas dizia querer ser reconhecida por sua habilidade, e não por sua nacionalidade.


Bull Nakano vs. Alundra Blayze - WWF Women's Championship Match

Em seu tempo nos Estados Unidos, Bull acabou se envolvendo com drogas, o que levou a sua demissão da WWF quando oficiais a encontraram com cocaína. Logo depois, teve ainda uma curta carreira na WCW, de onde preferiu sair pela falta de espaço e descaracterização de seu personagem.

Voltou ao Japão, mas tendo conquistado tudo que poderia alí, e com a cena já cheia de grandes nomes novos, em especial dentro de sua federação-lar, que contava com Akira Hokuto e Manami Toyota em seus auges, continuou lutando por pouco tempo e se aposentou não-oficialmente em 1997, quando se tornou jogadora profissional de golf.

Bull Nakano & Kyoko Inoue vs. Manami Toyota & Aja Kong

Sua aposentadoria oficial só aconteceu no ano passado, em 2012, quando organizou um show no Korakuen Hall com estrelas de todas as gerações do joshi pelo card, mas com as mais jovens no main event. No evento, vestiu sua attire e maquiagem pela última vez, e participou de flashbacks envolvendo suas mais memoráveis rivais.

Bull Nakano influenciou toda uma geração de wrestlers no mundo todo. Dentre alguns que a citam como inspiração, destacam-se CM Punk, Takeshi Morishima, Sara Del Rey, Beth Phoenix, Chris Hero e Akira Hokuto, que antes de ser lutadora, tinha um fã clube dedicado à ela.

Morishima com a icônica facepaint.

Bull com CM Punk e Beth Phoenix, em uma das turnês da WWE pelo Japão.
Atualmente, com 42 anos.
Bom, é isso aí! Espero que tenham gostado. Qualquer crítica ou sugestão, usem os comentários. Quero saber o que vocês acharam. :)

2 comentários: