7 de jan. de 2013

Damn It!!! #4 - Gaijins


Nesta edição do Damn It, leia sobre os estrangeiros no Japão, os gaijins:

Talvez você já tenha ouvido (preverivelmente, lido) esta palavra: Gaijins. Se não, não tem problema, esclareço tudo a você a partir de agora.

Quem acompanha o Mic-Skill, vlog criado pelos idealizadores do WIB, já deve ter assistido ao vídeo onde Leonardo fala um pouco dos gaijins, não necessariamente sobre eles, mas sim de sua importância para o puroresu. De qualquer maneira, confira o vídeo, caso ainda não tenha visto, e depois vamos ao restante do post:


Exatamente! Como o maravilhoso Leonardo falou, os gaijins foram excepcionais para o desenvolvimento da luta-livre no Japão. Considerando que lá não haviam muitos lutadores, os estrangeiros é que compuseram boa parte dos cards que se desenvolveram desde a década de 1950 até 1980. É óbvio que após isso os gaijins, principalmente norte-americanos, não deixaram de participar em shows nas empresas japonesas.

Como desde cedo o puroresu foi sendo moldado no hard-hitting, como já explicado no Damn It passado, algumas peculiaridades são genuínamente japonesas, o que sempre levou mexicanos, estadunidenses, canadenses e demais lutadores ao redor do mundo, a irem ao Japão para aprimorar suas habilidades para assim retornarem a seus lugares de origem com um pouco mais de experiência, e isso ocorre ainda hoje.

É claro que alguns desses wrestlers apaixonam-se pelo puroresu e permanecem por lá mesmo, seja indefinidamente ou por um período maior que o previsto. Geralmente são esses que se destacam e ganham reconhecimento. Se for para ficar citando nomes, eu passaria muito tempo escrevendo e esse post ficaria imenso, por isso citarei somente os mais importantes que vocês já devem conhecer:

Stan Hansen, The Destroyer, Lou Thesz, Fred Blassie, Terry Gordy, Prince Devitt, Akebono (é péssimo, eu sei, mas não podemos deixar de lado sua 'certa' importância por onde tem lutado), Bruiser Brody, Chris Benoit, Mil Mascaras, Terry Funk, Scott Norton, Steve Williams...

Todos contribuíram significantemente para o puroresu. Mas ainda hoje existe um certo tabu. As três maiores empresas do Japão vocês conhecem: All Japan Pro-Wrestling, New Japan Pro-Wrestling e Pro-Wrestling NOAH. Enquanto há um bom nenhum estrangeiro conquista os títulos mais importantes da AJPW e NJPW, nenhum gaijin nunca conquistou o GHC Heavyweight Title. O último Triple Crown Champion vindo de fora do Japão foi Taiyo Kea; e o último IWGP Heavyweight Champion estrangeiro foi Brock Lesnar. Respectivamente, Kea conquistou os três cinturões da AJPW em 2006 e Lesnar o IWGP Heavyweight em 2005.

Muito é dito sobre quem serão os próximos estrangeiros a novamente conquistarem os cinturões mais importantes do Japão, e no caso da NOAH, conquistar pela primeira vez.

Os nomes mais cotados pelos fãs a serem esses quebradores desse tabu, nas três empresas, são: Joe Doering na AJPW, Karl Anderson na NJPW e Shane Haste na NOAH.


Sendo sincero, Shane Haste é o que menos tem chances de conquistar o título mais importante da Pro-Wrestling NOAH, embora eu não descarte a grande possibilidade dele conquistar os GHC Tag Titles juntamente com seu parceiro, Mikey Nicholls. Um dos lutadores que mais teve chances ao GHC Heavyweight Title foi Bison Smith, mas ele morreu há um tempo, vocês devem se lembrar. De qualquer forma, Shane Haste fez uma excelente Global League - torneio anual da NOAH - tendo conquistado vitórias expressivas sobre lutadores já renomados como Naomichi Marufuji e Akitoshi Saito.
Mesmo assim, Shane é jovem e tem muita coisa pra realizar em sua carreira, e não se pode descartar as possibilidades de ele um dia vir a conquistar o GHC Heavyweight Title.


 

Joe Doering... Eu, particularmente, não gosto dele. Nunca vi nada demais no seu wrestling, mas não posso negar que ele tem sido importante para a AJPW que encontra-se em um momento bem delicado, embora em melhores panos do que a NOAH. Mesmo que Taiyo Kea tenha vencido o Champion's Carnival em 2012, o que seria o maior torneio de single matches da AJPW, ele anunciou à pouco que estaria deixando sua carreira como lutador em segundo plano, logo, ser campeão nessas condição, ainda mais do título mais importante da empresa, fica meio complicado.


Karl Anderson seria o mais provável gaijin da NJPW para um dia conquistar o IWGP Heavyweight Title, sem esquecer que ele é o atual #1 Contender ao cinturão de Hiroshi Tanahashi e a luta será realizada no dia 10 de fevereiro. Desde que a Tag Team Bad Intentions foi desfeita, com a saída de Giant Bernard para a WWE, eu não botava nenhuma fé em Anderson para uma carreira como lutador de single matches. Eu estava enganado, e como... Foi finalista do maior torneio da NJPW, o G1 CLIMAX e finalista também do torneio que decidiu o primeiro NEVER Openweight Champion. De fato, Karl Anderson é o gaijin mais bem aproveitado pela NJPW e é o que mais tem chances no Japão de conquistar o cinturão mais importante dessa empresa. Talvez isso tarde, talvez não, mas as chances são bem consideráveis, mesmo havendo concorrentes mais capazes que ele (mas esses já são japoneses mesmo).

É isso, galera. Mais um final de Damn It e, como sempre, direi mais uma vez. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, fiquem à vontade para comentar que estarei respondendo assim que possível. Até a próxima.


1 comentários:

  1. Belo artigo, e bem esclarecedor. Confesso que não sabia como o PW tinha se popularizado no Japão, só agora entendo a importância dos Gaijins.

    ResponderExcluir