28 de jan. de 2013

Damn It! #5 - David Lee Roth e Rikidozan


David Lee Roth, vocalista da banda Van Halen, demonstra seus conhecimentos sobre Rikidozan. Confira:

Para quem não sabe, David Lee Roth é o atual vocalista da banda Van Halen já tendo passado pela banda de 1972 até 1985, e desde 2007 faz parte do Hall da Fama do Rock n' Roll. Sem dúvida é uma pessoa muito influente, que em 2012 iniciou um vlog no YouTube: The Roth Show.

Tá, mas o que o Rikidozan tem a ver com David Lee Roth? Bem, um dos últimos vídeos postados por Roth fala exatamente sobre o "Pai do Puroresu". O que foi uma surpresa, especialmente para os fãs da luta-livre do Japão, tanto quando para os fãs do próprio artista. Afinal, ninguém conhecia esse lado dele, pelo menos ninguém havia revelado isso.

Antes de eu resumir o que ele falou, já que o vlog é claramente em inglês e não tem legendas, deixarei abaixo o vídeo para que você possa assistir, pelo menos para saberem que estou falando a verdade.


Vamos para o Roth falou durante o vídeo:

No começo ele fala do quão abalado está o Japão após a Segunda Guerra Mundial e o encontro de diversas culturas que ocorrem após o fim desta, quando os Aliados vão para o país justamente pelo resultado do conflito.
Também fala que a televisão é uma coisa recente no Japão e sobre a popularidade televisiva imensa do pro-wrestling nos Estados Unidos.
Sem ainda citar Rikidozan, Roth já fala direto sobre os Sharpe Brothers, Mike e Ben, que estavam em tour pela Ásia. Fala que os caras eram imensos e botavam medo só de olhar.
Aí ele fala do Rikidozan, que juntamente com Masahiko Kimura (o qual Roth não lembro do nome no vídeo) enfrentariam os grandalhões americanos.
Disse que eram poucos os japoneses que tinha televisão, e que elas ficavam nos lugares públicos como bares etc., e que os japoneses mal sabiam o que era a luta-livre.
A luta estaria programada para 3 rounds (2 out of 3 falls match), onde nos dois primeiros os representantes do Japão apanharam bastante e a plateia estava bem confusa. Mas aí veio o terceiro round.
Para Roth, Rikidozan não lá um grande wrestler, e que tinha basicamente dois grandes golpes no cartel. Aquele empurrão, típico dos lutadores de sumô e os Karate Chops.
No terceiro round Rikidozan começou freneticamente a atacar os americanos com tudo o que podia, era Chop pra tudo quanto é lado e a reação do público foi de puro êxtase, euforia total. Até porquê, o público mal sabia que tudo fora combinado nos backstages, e que aquilo era uma verdadeira luta, sem a mínima noção de que era um evento teatral, um show.
Ele ainda dá algumas palavras sobre mais de 20 mil pessoas se reunirem ao redor de uma televisão de apenas 27 polegas para assistir à luta. Que algumas delas passaram mal, tiveram ataques cardíacos etc., tamanha fora a euforia no momento.
Disse que no dia posterior à luta, os mais variados jornais do Estados Unidos relatavam Rikidozan como "O salvador da dignidade japonesa" etc..
Muita gente, por muito tempo, sequer questionou o fato de que Rikidozan, na verdade estava fazendo teatro, e que tudo aquilo era combinado. E o mais importante, que Rikidozan nem japonês era.

Bem, ele fala algumas outras coisas, faz algumas piadinhas, e... fim. Opinião? Ahm, foi um vídeo legal, para um leigo passou a devida informação, mas muita coisa deixou de ser dita. Muita coisa mesmo! Mas como o objetivo do vídeo não era explicar a fundo a verdadeira história, valeu como momento de entretenimento, ainda mais por ter sido produzido pela lenda do Rock, David Lee Roth.

Eu provavelmente devo ter pulado alguma informação ou acrescentado algo a mais ao que ele disse, mas acho que isso não é o de mais. Espero que tenha sido interessante a vocês, já basta isso.

Se eu descobrir alguma curiosidade por aí, o Damn It voltará com a sua sexta edição. Valeu, até a próxima!

1 comentários: